sábado, 6 de agosto de 2011

Economia e Política

Mas final de contas, porque o que o problema da economia americana tem haver comigo?
Tem muito. Veja meu vídeo primeiro e depois veja mais estas consideraçoes:
http://www.youtube.com/watch?v=fa69TPfWbsg&feature=youtube_gdata

Temos hoje um governo que gasta muito. Mas o que é "gastar muito"? Gastar é quando você coloca dinheiro a "fundo perdido". Quer um exemplo: comer fora. Comer fora é bom, mas é caro e pesa no bolso. Em tempos "bicudos" o ideal é fazer algo em casa mesmo.
Mas o que o governo precisa fazer? Investir. E qual a diferença? Investir é colocar dinheiro em algo que pode lhe render mais dinheiro depois. Exemplo: faculdade. É caro, mas fazer uma faculdade te habilita a concorrer a vagas melhores e consequentemente receber mais.
Então vamos mostrar as diferenças no governo:
Estamos gastando uma "baba" de dinheiro para reformar estádios, mas ninguém gastou um tostão para melhorar aeroportos, estradas, metrô, faixas exclusivas de ônibus, etc. Mas estádio vai trazer riqueza para o país? Só se os gringos vierem toda semana ver o brasileirão (o que duvido muito). Mas reformar estradas reduz mortes, reduz perda de combustível dos caminhões, aumenta a velocidade deles e tudo isto faz os nossos produtos serem mais baratos lá fora.
Estamos montando estradas que ligam nada a lugar nenhum (aquele estrada da amazonia para o Perú não liga sequer um polo industrial ou produtor do país ao Oceano Pacífico) mas não estamos brigando para rever os valores de pedágios que temos hoje nas estradas brasileiras (abusivos).
Ou seja, o nosso governo gasta muito e investe pouco.
Mas o que fazer?
Bem, primeiro pense melhor em quem votar. Pense nele como sendo o dono do banco onde você vai colocar seu dinheiro. Pense que ele vai cuidar da sua poupança, do seu carro, dos seus filhos. Se ainda assim você confiar nele, vote. Se estiver na dúvida... escolha outro!
E sempre, sempre, sempre, sempre cobre os políticos. Não deixe eles pensarem que podem sair impunes, senão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário