quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Defesa do consumidor

Agora quero abordar o tópico defesa do consumidor.
Eu queria entender porque as empresas ainda não sabem lidar com o consumidor.
Leia a reportagem do link

Eu mesmo já passei por uma situação similar quando a Vivo ainda era chamada de Telesp Celular. Eu tinha um Nokia que nunca funcionava digital para ligar. Só ligava via analógico. E simplesmente não recebia ligações. Mas atenção: apenas no meu trabalho! Em casa era normal.
Reclamei inúmeras vezes pelo call center até que me enfesei e fui na loja do conjunto nacional (na paulista). Falei pra moça: se vocês não arrumarem este celular hoje, cancelo minha conta. Sabe a resposta? "Para cancelar o senhor sobe na sobreloja e pega o telefone amarelo que o senhor cai na central para cancelamentos.".
Resultado? não sou mais cliente da Vivo (infelizmente a empresa é) e para todos os amigos que sequer comentam que estão com problemas de celular, já logo passo minha experiencia.
Outra foi com a Claro. Cancelei minha conta porque iria mudar de cidade. 
Até antes de solicitar o cancelamento, transferí os meus créditos para o celular do meu enteado sem problemas. Após solicitar o cancelamento e após ter a confirmação de que meu celular iria funcionar por mais uma semana normalmente, subitamente eu não conseguia mais transferir os créditos para o celular do meu enteado. Ou seja, a Claro "morreu" com mais de R$ 60,00 em créditos que eu tinha.

Por estas e outras que hoje sou TIM e caso eu tenha outra experiência desagradável, vou pra OI e vou trocando.

Eu sou o consumidor, ou seja, aquele que consome. Se eu não consumir, as empresas vão eventualmente falir por falta de clientes.
Eu sempre fui cliente da Eletrolux (desde quando era Prosdócimo). Eram excelentes. Tive uma duplex 440 litros comprada no Mappim (pois é) que durou mais de 15 anos.
Aí que fiz? comprei outra... Durou pouco mais de 1 ano. Acabou a garantia, a geladeira começou a vazar gás, parou de gelar. Gastei 150 paus de gás... mesmo problema dois meses depois. Análise do técnico: a geladeira que eu tinha da Eletrolux tinha uns canos de ferro que enferrujam e que começam a vazar. E como ficou vazando gás e forçou, o motor foi pro saco. resumo? mais ou menos uns 600 ou 700 paus para consertar e ficar "boa" (com pouco mais de um ano de uso, trocar motor???)
Resultado? Comprei um Brastemp e to feliz da vida. E a menos que eu tenha uma experiência como o do cara da reportagem, serei Brastemp até morrer!

Por estas e outras que digo: não deixa barato não!!

ps: Eu publiquei um site chamado "eu odeio a telesp celular" e contei minha versão da história. Sabe o que fizeram? uns 2 anos depois recebí uma ligação de uma advogada dizendo que eu seria processado se não tirasse o site do ar. Como eu não tinha provas materiais (ainda não tinha o papo de o call center ter que gravar a conversa como é hoje), decidí tirar o site do ar. AHHHH se fosse hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário